quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

[#EUACHODIGNO] Os 20 Melhores Álbuns de 2011 (The 20 Best Albums of 2011)

Mais um ano e mais uma lista com os maiores lançamentos musicais. 2011 foi, sem dúvida, um ano tão enriquecedor quanto 2010. Diversos cantores deram vida aos melhores álbuns de suas respectivas carreiras e muitos projetos de estreia trouxeram a certeza de que o talento nos gêneros pop, folk, R&B, soul, synthpop e contemporâneo em geral se renova a cada momento, acompanhando as gerações de ouvintes por todo o mundo.

Confiram abaixo a nossa seleção de 20 melhores álbuns deste ano (com muita vontade de ser top 40!). Exceto pelos dois melhores álbuns do ano, a lista não possui nenhuma ordem de preferência.

Beyoncé - 4
"O 4 foi um dos álbuns que mais nos surpreendeu no ano de 2011, esperamos por um álbum cheio de uptempos e a diva veio com uma mescla de baladas e batidas vintage. No fundo, 4 é um presente da cantora para ela mesma. Brindando o seu amor pelos ídolos que sempre a inspiraram, Beyoncé deu corpo a seu álbum mais coeso e interessante."


Melhores: I Miss You, End Of Time, Party (feat. André 3000 & Kanye West)



Stacy Barthe - Sincerely Yours
"Um EP com poder suficiente para ser posto ao lado das melhores produções de R&B/soul dos últimos anos. Stacy é genial quando compõe, mais ainda quando interpreta."

Melhores: The Only One, Never Did, Not Like I Used To






Kanye West & Jay-Z - Watch The Throne
"Essa foi com certeza a melhor união artística de 2011, os rappers resolveram se juntar e criaram um álbum cheio de atitude. Watch The Throne pode não ser o projeto mais ousado da dupla, mas não perde sua grandiosidade e, principalmente, o mérito de ser um dos álbuns de hip-hop mais importantes do ano."


Melhores: H.A.M., Made In America, Niggas In Paris




Drake - Take Care
"Drake sempre indicou que o seu estilo característico merecia um melhor cenário que o mostrado com o álbum de estreia. Take Care é uma obra-prima sombria e sincera; uma compilação de faixas difíceis de se ouvir em sequência direta, mas que funcionam belamente quando compreendidas."


Melhores: Over My Dead Body, Cameras/Good Ones Go (Interlude), Take Care (feat. Rihanna)




Rihanna - Talk That Talk
"Esse foi com certeza o álbum mais ousado da vida da Riri, depois do Rated R. Ela se jogou no dance, rap, misturou batidas e ousou como nunca tinha ousado em um álbum. Músicas safadas, palavrões e uma espontaneidade que convence."


Melhores: Where Have You Been, Cockiness (Love It), Red Lipstick





The Weeknd - House Of Ballons
"The Weeknd é essencialmente uma versão mais visceral do rapper Drake. House of Balloons é uma obra de R&B introspectivo que trajeta lentamente pelos pensamentos e conflitos amorosos do cantor. Meio deprê? Totalmente, mas no melhor dos sentidos."


Melhores: What You Need, The Morning, The Party & The After Party




Nicole Roberts - Cinderella's Eyes
"Nem em todo o tempo de carreira, as Girls Aloud conseguiram criar um álbum como Cinderella’s Eyes. O CD mistura o pop com o folk e um pouco de indie em batidas ousadas, composições pessoais e uma sinceridade (beirando a inocência) cativantes."


Melhores: Lucky Day, I, Beat Of My Drum




Gloria Estefan - Miss Little Havana
"O resultado das sessões com Pharrell William foi um álbum extremamente vibrante. Miss Little Havana dança, encanta e faz isso com uma vivacidade sedutora. Mesmo nos momentos mais sutis e minimalistas (I Can't Belive, Heat), a força e o colorido são inevitáveis."


Melhores: I Can't Believe, Heat, Medicine





Lady Gaga - Born This Way
"Gaga mostra que sua voz vem melhorando a cada álbum. Esqueça todo o hype maçante envolvendo o lançamento. Born This Way é frenético, exagerado, melodramático, mas tem plena consciência disso e exerce tudo com total competência."


Melhores: Bloody Mary, Government Hooker, Heavy Metal Lover




Frank Ocean - nostalgia, ULTRA
"A melhor coisa em Frank Ocean é a capacidade de produzir canções acessíveis que, ouvidas com atenção, crescem e se tornam mais do que composições e melodias."


Melhores: Novacane, We All Try, Lovecrimes




Birdy
"Um album que saiu a menos de dois meses. Ficamos com preguiça de baixar e depois ainda ficamos com preguiça de ouvir, mas quando escutamos, foi amor. Primeiro pela voz, segundo pelo estilo de música que é calmo, folk, ótima pra se ouvir viajando, deitado na cama e em momentos de reflexão."


Melhores: Skinny Love, 1991 e Young Blood.





Katy B - On A Mission

"Katy B, em seu álbum de estreia, mergulha no dubstep, recebe influências do reggae e do pop europeu, tudo isso para criar um projeto despretenciosamente convicto e poderoso."


Melhores: Easy Please Me, Katy On A Mission, Why You Always Here.





Cher Lloyd - Sticks + Stones
"A gente precisava de um guilty pleasure nessa lista, né? Sticks + Stones foi um álbum que não agradou de primeira e a gente já foi escanteando pela sua atmosfera infantiloide. Mas foi só abrir os ouvidos (e o coração um pouquinho) para aceitar o tanto de pop açucarado e descobrir o quão divertido é o cd."


Melhores: With Ur Love, Dub On The Track (feat. Mic Righteous, Dot Rotten & Ghetts), Want U Back




Mary J. Blige - My Life II... The Journey Continues (Act 1)

"Talvez o álbum menos exótico e/ou arriscado da lista, My Life II é especial por resgatar de forma crua e direta a MJB que canta como se declamasse um rap e ama como uma lady. Felizmente, a cantora anunciou que muitas outras faixas maravilhosas vão estar na sequência que será lançada ano que vem."


Melhores: Don't Mind, Next Level, Get It Right




Rebecca Ferguson - Heaven
"Álbum mais recente de toda a lista, Heaven foi esperado com receio. Rebecca estaria lançando seu primeiro álbum pós-X Factor e poderia facilmente ser mais um projeto pré-fabricado e esquecível. Muito diferente disso, a cantora veio com força e personalidade, trazendo na voz influências de ícones da música soul, mas sem perder características distintas. Com o perdão do trocadilho, o fator X aflorou, felizmente, mais cedo que o esperado."


Melhores: Shoulder to Shoulder, Run Free, Too Good To Lose



Björk - Biophilia
"Por mais que seja um tanto redundante dizer que um álbum de Björk é o mais singular do ano, é necessário reafirmar isso pela ótica do Biophilia. Não por ser o seu melhor trabalho (a gente tem dúvidas enquanto a isso), mas por ser o mais grandioso e universal. O lançamento através de aplicativos e a união com os meios tecnológicos não são a razão de existir do projeto, mas sim cada elemento orgânico, biônico e/ou artificial que faz de nós, seres vivos, uma rede interligada de sons, cores e vibrações. É Björk, então é além."


Melhores: Thunderbolt, Sacrifice, Mutual Core








Clique abaixo para conhecer os dois melhores álbuns do ano na nossa opinião!




Jill Scott - The Light Of The Sun

"O mais recente álbum de Jill Scott é tudo o que o título indica: quente. Independente da fragilidade (Hear My Call) ou sensualidade (So Gone), ela é sempre irresistível. Durante os 9 minutos da envolvente Le BOOM vent Suite, a cantora sussurra, sorri, suspira, seduz, de uma forma como nunca o fez. Amor e sexo são temas que nunca estiveram de fora de qualquer produção musical da genial compositora e poeta, porém, dessa vez, tudo acontece de forma mais efervescente, ensolarada."

Melhores: Le BOOM vent Suite, So Gone (What My Mind Says) (feat. Paul Wall), Hear My Call



Adele - 21

"Uma mistura de blues, pop, soul, sendo cantados por uma voz nova e surpreendente. Adele foi facilmente a artista de maior destaque mundial em 2011. Nenhum europop rasgado, hino feminista ou produção eletrônica mirabolante superaram o sucesso massacrante dos hits minimalistas Rolling In The Deep e Someone Like You. Talvez seja essa simplicidade, essa honestidade transparecendo em cada canção do 21 que tenha conquistado o público de forma quase (quase mesmo) unânime."

Melhores: Set Fire To The Rain, Turning Tables, Someone Like You 

Nenhum comentário:

Postar um comentário